Unidavi e Universidade Gratuita: a oportunidade que tem transformado vidas

Conheça algumas das histórias de acadêmicos da Unidavi e foi beneficiado com o Programa Universidade Gratuita.

O Programa Universidade Gratuita, lançado pelo Governo de Santa Catarina, vem proporcionando a milhares de estudantes catarinenses a chance de ingressar no ensino superior sem custos. A Unidavi, uma das instituições contempladas, já acolhe diversos acadêmicos que estão vendo seus sonhos se concretizarem através dessa iniciativa.

Com a previsão de oferecer até 70 mil vagas gratuitas em universidades comunitárias até 2026, o programa elimina a barreira financeira, dando acesso à graduação sem necessidade de financiamentos ou avalistas. Para participar, os estudantes devem atender critérios como residir em Santa Catarina por pelo menos cinco anos e ter renda familiar per capita inferior a quatro salários mínimos (ou oito, no caso de Medicina).

O impacto dessa iniciativa vai além do acesso ao ensino, oferecendo suporte em momentos críticos e proporcionando planejamento para o futuro.

O auxílio em momentos difíceis

De acordo com a acadêmica Dieneffer Farias de Andrade, da 6ª fase de Direito do Campus de Ituporanga, o Programa Universidade Gratuita veio em um momento crucial em sua vida. Após sua mãe descobrir um câncer de mama e passar a receber auxílio-doença, a renda familiar das duas foi drasticamente reduzida.

"O UG veio em boa hora, principalmente em razão dessa situação que minha família vem enfrentando", explica Dieneffer.

Acompanhe a matéria completa com a acadêmica Dieneffer Farias de Andrade, da 6ª fase de Direito do Campus de Ituporanga:

Uma nova perspectiva para o futuro

Outro relato importante vem da acadêmica da 2ª fase de Direito no Campus de Presidente Getúlio, Cristíni Amábili Hillescheim Rebelo Scheidt, que destaca o impacto positivo do programa em sua vida acadêmica.

"Em maio de 2024 abriu a oportunidade de eu me inscrever para o Universidade Gratuita e foi no momento perfeito, porque estava complicado manter o equilíbrio entre pagar a faculdade e as demais contas."

Cristíni acrescenta que, com o apoio do programa, ela pôde voltar a sonhar com sua carreira:

"Participar do Universidade Gratuita me animou bastante e, com certeza, vou terminar a faculdade e seguir meu sonho de ser delegada."

Esses depoimentos demonstram que, além de facilitar o acesso ao Ensino Superior, o programa oferece suporte emocional e financeiro, possibilitando que os estudantes se concentrem em seus estudos e no planejamento de um futuro mais promissor.

Acompanhe a matéria completa com a acadêmica da 2ª fase de Direito no Campus de Presidente Getúlio, Cristíni Amábili Hillescheim Rebelo Scheidt:

Oportunidade de transformação de vida

Com investimentos de até 12 bilhões de reais previstos até 2026, o Programa Universidade Gratuita está transformando vidas e abrindo portas para aqueles que precisam. A Unidavi se orgulha de fazer parte desse movimento e convida os futuros acadêmicos a conhecerem mais sobre essa oportunidade que já tem mudado a vida de muitos estudantes.