Enem 2024: seu passaporte para o ensino superior

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o principal vestibular do país, realizado anualmente, geralmente em novembro. Através do Enem 2024, milhares de estudantes de todo o Brasil conseguem ingressar no ensino superior.

Enem 2024

Quando Começam as Inscrições do Enem 2024?

O Enem 2024 é o seu passaporte para o ensino superior. As datas de inscrição já foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame. Segundo o edital, o período de inscrições será de 27 de maio a 7 de junho de 2024. Os candidatos devem se inscrever online, como nas edições anteriores.

Para se inscrever, os interessados devem acessar a Página do Participante na data informada e fazer login com a conta gov.br para preencher seus dados.

Calendário do Enem 2024

Confira as datas mais importantes do Enem 2024:

• Inscrições: 27 de maio a 7 de junho de 2024

• Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de junho de 2024

• Aplicação do Enem 2024: 3 e 10 de novembro de 2024

• Divulgação do gabarito: 20 de novembro de 2024

• Divulgação do resultado: 13 de janeiro de 2025

Como Fazer a Inscrição do Enem 2024?

Confira o passo a passo para se inscrever no Enem 2024:

1. Acesse a Página do Participante do Enem;

2. Faça login com sua conta gov.br ou crie uma nova conta usando seu CPF;

3. Preencha o formulário com todas as informações solicitadas;

4. Após finalizar a inscrição, clique em "Pagamentos/Isenção" e gere o boleto da taxa de inscrição;

5. Pague o boleto da forma que preferir (PIX, cartão de crédito ou em casas lotéricas e agências bancárias);

6. Verifique a confirmação da sua inscrição no site.

Para Que Serve a Nota do Enem?

A nota do Enem é utilizada para diversas finalidades importantes na trajetória acadêmica dos estudantes:

• Ingresso em Universidades: A nota do Enem pode ser utilizada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingressar em universidades públicas em todo o Brasil.

• Bolsas de Estudo: Por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), a nota do Enem pode garantir bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas de ensino superior.

• Financiamento Estudantil: O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) utiliza a nota do Enem para selecionar estudantes que desejam financiar seus estudos em instituições privadas.

• Programas de Mobilidade Acadêmica: Algumas universidades utilizam a nota do Enem para programas de intercâmbio e mobilidade acadêmica.

• Certificação do Ensino Médio: Para quem não concluiu o ensino médio, a nota do Enem pode ser utilizada para obter a certificação de conclusão dessa etapa escolar.

Datas de Isenção e Justificativa de Ausência no Enem

As datas para solicitar a isenção da taxa de inscrição e justificar ausência no Enem 2024 também foram divulgadas pelo MEC. O pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem 2024 e a justificativa de ausência no Enem 2023 devem ser realizados online, pela Página do Participante, entre os dias 15 e 26 de abril de 2024.

Importante: Mesmo com a isenção da taxa ou justificativa de ausência aprovada, é necessário se inscrever no exame durante o período de inscrições!

Boa sorte na sua preparação!